Roteiros/Oficinas pedagógico(a)s

Roteiros/Oficinas Pedagógico(a)s 


Os roteiros pedagógicos são uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos aprofundem conhecimentos através do contacto direto com a realidade. No Agrupamento de Escolas de Castro Daire, esta abordagem ganha especial relevância com a construção de itinerários dedicados ao artesanato local e ao património cultural do concelho.

Ao visitar as oficinas de artesãos, os alunos têm a oportunidade de conhecer técnicas tradicionais, valorizar o saber-fazer local e compreender a importância da preservação do património. Estas saídas de campo, concebidas de forma interdisciplinar, incentivam a observação, a investigação e a recolha de dados, promovendo um aprendizado ativo e participativo. Além disso, fortalecem a ligação entre a escola e a comunidade, tornando o conhecimento mais significativo e aplicado à realidade envolvente.


 

 

 

Em janeiro, teve lugar o roteiro pedagógico "Artesãos" (destinado às turmas 7ºC, 7ºD e 7ºE) na Oficina de Olaria de Ribolhos, e a "Oficina de Tecelagem" (para os alunos do 1º ciclo de Mões), realizada na Cooperativa dos Artesãos do Montemuro, no Mezio, e nas Capuchinhas, em Campo Benfeito. Estas atividades integraram-se no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e foram coordenadas pela equipa do Plano Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes (PCE/PNA).


 

 

 

Em dezembro, realizaram-se os roteiros pedagógicos "Artesãos" (7ºB) na Oficina de Olaria de Ribolhos e "à Descoberta da Flora" (8ºA) na Estação de Biodiversidade de Campo Benfeito, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), com a coordenação da equipa do Plano Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes (PCE/PNA).


 

 

 

 

 

Em fevereiro, realizou-se o roteiro pedagógico intitulado de "Artes Tradicionais (ofícios tradicionais) do Concelho de Castro Daire", direcionado às turmas do Jardim de Infância (JI) e da Escola Básica 1 (EB1) da Póvoa do Veado, na Oficina de Olaria de Ribolhos. Esta atividade faz parte do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e foi coordenada pela equipa do Projeto Cultural de Escola/Plano Nacional das Artes (PCE/PNA).

Os objetivos deste roteiro/oficina foram alcançados, nomeadamente o aprofundamento do conhecimento sobre o património cultural, de uma forma pedagogicamente articulada e interdisciplinar. Foram promovidas aprendizagens através do contacto direto com o meio envolvente, assim como o envolvimento da comunidade no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

 
 
 

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